VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Cálculos com Raster, Combinar Camadas Categóricas, NDVI

16-09-2021

Cálculos com Raster, Combinar Camadas Categóricas, NDVI

Cálculos - Raster - Combinar - Camadas - Categóricas - NDVI


O cálculo de raster, também conhecido por cálculo matricial ou álgebra de mapas, permite criar e executar expressões que tenham por base uma ou mais camadas raster, sendo o produto final uma nova camada raster.


É possível escolher as variáveis a serem utilizadas e um conjunto de ferramentas matemáticas, valores numéricos e escalares. Este cálculo é feito ao nível da célula (pixel) se pretendermos que o cálculo seja ao nível local. Se o cálculo for focal, significa que é direcionado às células selecionadas e às células vizinhas. Se o cálculo for global, é feito ao nível de toda a camada. Nos cálculos zonais, a operação é direcionada a células que apresentem exatamente o mesmo valor.

 

Cálculos com Raster - Combinar Camadas Categóricas - NDVI

No cálculo de raster é possível utilizar operações como: aritmética, estatística, relacional, trigonometria, exponenciais e logarítmicas.

Um exemplo da aplicação do cálculo raster é a definição do NDVI- Índice de vegetação por Diferença Normalizada, onde são utilizadas duas camadas raster, a NIR (valores de pixel da banda próxima ao infravermelho) e o Vermelho (valores de pixel da banda vermelha).

O cálculo é feito em toda a camada raster NDVI = ((NIR - Red)/(NIR + Red))


Cálculos com Raster - Combinar Camadas Categóricas - NDVI

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações