VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Mundo dos Mapas na Web - As principais bibliotecas Javascript (2 de 2)

10-09-2021

Mundo dos Mapas na Web - As principais bibliotecas Javascript (2 de 2)

Mundo dos Mapas na Web - As principais bibliotecas Javascript


Ontem tivemos oportunidade de detalhar um pouco sobre as duas principais bibliotecas Javascript no mundo dos Mapas na Web, mas… o que diz a comunidade de especialistas sobre o assunto?


O que diz a comunidade?

No momento atual (em 2021) a comunidade de programadores que precisa de um mapa encontra-se claramente dividida entre estas duas ferramentas. O Leaflet é quem tem uma maior comunidade de utilizadores. Dada a sua facilidade e rapidez de uso e implementação, e para a maioria das aplicações simples de mapas, é a biblioteca preferida. Já o OpenLayers tem uma comunidade com menos programadores comparativamente, uma vez que é direcionada para ambientes com software SIG (Sistema de Informação Geográfica) que normalmente envolvem uma maior especialização, e uma maior complexidade nas funcionalidades e características que uma aplicação deve ter.



Comparação final:

Resumidamente podemos afirmar que, para o uso de um mapa simples com pouca informação e para uma rápida implementação, deve usar-se o Leaftlet. A sua facilidade de aprendizagem e a comunidade extensa permitem uma rápida integração. Para um mapa mais complexo, seja com mais (e diversas) fontes de informação e funcionalidades de manipulação de mapas mais avançadas, não há dúvida que a escolha recai no OpenLayers. Pode ter uma curva de aprendizagem maior, dada a sua maior complexidade, mas é algo necessário quando se trata do uso de uma ferramenta mais completa. O OpenLayers é a biblioteca que a Novageo utiliza até hoje, dado o seu poder, a sua estabilidade e as suas funcionalidades, que permitem que o niuGIS seja um verdadeiro WebSIG em toda a aceção da palavra.


Mundo dos Mapas na Web - As principais bibliotecas Javascript (1 de 2)

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações