VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Mundo dos Mapas na Web - As principais bibliotecas Javascript (1 de 2)

09-09-2021

Mundo dos Mapas na Web - As principais bibliotecas Javascript (1 de 2)

Mundo dos Mapas na Web - As principais bibliotecas Javascript - Openlayers - Leaflet


No mundo dos Mapas na Web, as duas principais bibliotecas Javascript existentes são o OpenLayers e o Leaflet. Embora o seu objetivo seja o mesmo, isto é, embeber um mapa interativo numa aplicação Web, as suas características podem determinar qual a biblioteca a escolher quando se pretende desenvolver uma aplicação deste género.


Tudo vai depender da complexidade da aplicação e das funcionalidades necessárias. De referir também que ambas são opensource, o que faz com que encaixem perfeitamente na filosofia da Novageo no uso de software de código aberto, tanto no Frontend (cliente) como no Backend (servidor).

OpenLayers:
É a biblioteca mais antiga de mapas em Javascript. Surgiu em 2006, numa altura em que a internet era essencialmente acedida em computadores pessoais (de secretária ou portáteis). Hoje em dia é extremamente evoluída e pronta para qualquer tipo de ambiente (fixo e móvel). O seu objetivo é ser uma ferramenta completa para a visualização e manipulação de dados num mapa. Permite o uso de qualquer tipo de camada em mosaicos (tiled layer) como por exemplo: OpenstreetMap, Bing, MapBox, ou qualquer serviço WMS e WMTS. Além disso, permite obter dados vetoriais de diversas fontes como: GeoJSON, GML, KML, entre outras.

 

Mundo dos Mapas na Web - As principais bibliotecas Javascript - Openlayers - Leaflet

Leaflet:
Surgiu em 2011, partindo com o propósito de ser usada tanto em ambientes fixos como móveis. É uma ferramenta mais simples que o OpenLayers, e pensada para ser mais fácil de usar. É por isso mais leve, dado que não tem a maior parte das características e funcionalidades do OpenLayers. Ainda assim permite o uso de camadas em mosaicos (serviços WMS e WMTS), usar marcadores e formas básicas de desenhar polígonos e linhas.


Mundo dos Mapas na Web - As principais bibliotecas Javascript (2 de 2)

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações