VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Representações em Formato Matricial (2 de 2)

08-09-2021

Representações em Formato Matricial (2 de 2)

Representações - Formato Matricial (2 de 2)


Ontem demos conhecimento da existência de 2 formatos de representação e tivemos oportunidade de detalhar o Formato Vetorial, um dos formatos primários de representação de elementos do mundo real dentro do ambiente SIG. Hoje vamos detalhar o formato de representação Matricial.


Os dados raster são compostos por linhas e colunas de pixels formando uma matriz. Cada pixel representa uma região geográfica, e o valor do pixel representa uma característica dessa região. O tamanho de cada matriz é variável, sendo que dentro da matriz, os pixéis têm de ter exatamente o mesmo tamanho. Cada pixel contém apenas um valor que representa uma condição da área coberta por essa matriz.

O formato matricial é utilizado em SIG quando queremos exibir informações contínuas numa determinada área e que não pode ser facilmente dividido em funções vetoriais. Há características da paisagem que podem ser mais difíceis de representar utilizando vetores. Por exemplo, se estivermos a trabalhar numa fotografia aérea cuja característica em estudo seja UNICAMENTE a densidade do coberto vegetal é muito fácil trabalhar com uma matriz que represente única e exclusivamente da densidade de um tipo de coberto de cada pixel, sendo esta uma característica homogénea no pixel. 

Muitos técnicos utilizam dados raster como um pano de fundo para ser usado por trás de camadas vetoriais, a fim de dar mais significado às informações vetoriais. O olho humano é muito bom em interpretar imagens, assim, usando uma imagem por trás de camadas vetoriais, pode resultar em mapas mais significativos.

Dados Raster são bons não só para imagens que retratam a superfície do mundo real (por exemplo, imagens de satélite e fotografias aéreas), mas também para representar ideias mais abstratas. Por exemplo, o formato raster pode ser utilizado para mostrar tendências de precipitação sobre uma área, ou para representar o risco de incêndio numa dada zona.

No Formato Matricial representa melhor os fenómenos com variação contínua no espaço (Ex: Altitude, temperatura, densidade populacional) e é mais fácil de utilizar na sobreposição de planos de informação (calculadora matricial, em inglês, raster calculator).


Representações em Formato Vetorial (1 de 2)

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações