VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Representações em Formato Vetorial (1 de 2)

07-09-2021

Representações em Formato Vetorial (1 de 2)

Representações - Formato Vetorial (1 de 2)


Há 2 grandes formatos de dados que representam elementos do mundo real dentro do ambiente GIS. São o formato primário utilizado em todas as instâncias dos SIG, e são também a base para todos os cálculos efetuados dentro dos SIG. Eles são: raster, ou matricial, e vetor, ou vetorial.


O formato vetorial é uma imagem composta por vetores. Neste formato, a matemática impera, é através dela que são criados os vetores entre dois pontos de ancoragem. Deste modo, ao contrário de uma imagem matricial que possui um tamanho definido, ela pode ser ampliada indefinidamente, sem perder a qualidade. Os elementos vetoriais possuem atributos, que consistem em texto ou informação numérica que descrevem os elementos do mundo real.

Um elemento vetorial tem a sua forma representada por uma geometria. A geometria é constituída por um ou mais vértices interligados. Um vértice descreve uma posição no espaço utilizando um X, Y e opcionalmente um eixo Z. As geometrias que possuem vértices com um eixo “Z” são muitas vezes referidas como 2.5D, uma vez que descrevem a altura ou a profundidade em cada vértice.

No formato Vetorial (dados vetoriais) os elementos são representados de forma mais precisa: Ponto; Linha; Polígono. É um formato que preserva os relacionamentos topológicos e é a mais preferida quando precisamos de precisão (ex: cadastro urbano e rural).

Quando a geometria que descreve um elemento do mundo real consiste num único vértice, referimo-nos a um ponto. Quando a geometria consiste em dois ou mais vértices e o primeiro e último vértice não são iguais, referimo-nos a uma linha. Quando três ou mais vértices estão presentes, e o último vértice é igual ao primeiro, referimo-nos a um polígono.


Representações em Formato Matricial (2 de 2)

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações