VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Os Carimbos e os Selos - A Geografia dos Documentos

02-09-2021

Os Carimbos e os Selos - A Geografia dos Documentos

Os Carimbos e os Selos - A Geografia dos Documentos


Quando pensamos em geografia nem sempre pensamos em documentos; quando pensamos em registo de correspondência raramente pensamos em geografia; quando pensamos em gestão de projetos, dependendo da área do projeto, talvez pensemos em geografia. Mas afinal, será que não há nada de comum nestas coisas? Há, e até há muito mais do que parece à primeira vista.


A troca de correspondência em papel, a nível mundial, prosperou nos dois séculos anteriores a este, mas teve o seu declínio com o advento da internet. Os carimbos nos sobrescritos, com o nome das terras bem marcados em cada um, tiveram o seu apogeu nessa época, pois era necessário inutilizar os selos postais. Estes selos, que se colavam no canto dos pacotes, sobrescritos, e postais, eram primeiramente a confirmação de que a franquia do transporte tinha sido paga. Mas eram muito mais do que isso, apresentando pequenos fragmentos da cultura do local de origem.

Os carimbos e os selos são elementos que faziam a georreferenciação da correspondência, a que era possível de fazer na altura, embora nem sempre isso pareça evidente. Talvez já poucos de nós nos lembremos de receber uma encomenda postal, cheia de carimbos, e olhar para os nomes das várias terras que lá estavam timbrados. Mas esse era também um sistema de informação geográfica. E já funcionava bem antes dos modernos computadores.

Hoje em dia a correspondência e a troca de documentos é feita, maioritariamente, de forma eletrónica, recorrendo a servidores potentes, os quais estão alojados algures na cloud por questões de eficiência e resiliência climática, pois consome-se muito menos energia quando temos estas máquinas todas juntas. As plataformas de gestão de processos e de encaminhamento de documentos, como os Sistemas de Informação Geográfica na web (websig), são os nossos serviços postais atuais. E conseguem garantir a entrega dos documentos, bem como ter o seu rastreio temporal e geográfico automatizado e disponível.

👉 Follow @niuGIS

👉 Follow @Novageo

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações