VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Agricultura de Precisão, SIG, GPS, IoT e Benchmarking

01-09-2021

Agricultura de Precisão, SIG, GPS, IoT e Benchmarking

Agricultura de Precisão - SIG - GPS - IoT - Benchmarking


Dando continuidade ao artigo de ontem o conceito de Agricultura de Precisão está normalmente associado ao uso das tecnologias de informação e comunicação para avaliar, ou monitorizar, as condições numa determinada parcela de terreno, aplicando depois em conformidade os diversos fatores de produção (sementes, fertilizantes, água, reguladores de crescimento, fitofármacos, etc.).


A monitorização e a aplicação diferenciada, ou à medida, exigem a utilização de tecnologias recentes: os SIG - Sistemas de Informação Geográfica; o GPS - Global Positioning System (sistemas de posicionamento a partir de satélites); ou Sensores Eletrónicos, associados quer a reguladores automáticos de débito (máquinas de distribuição), quer a medidores de fluxo (máquinas de colheita). Em circunstâncias ideais (IoT) os dados devem ser transmitidos em tempo real, proporcionando no limite via telemóvel o envio para um operador de máquina de alertas a partir de um centro de gestão.

A adoção deste tipo de solução tecnológica permite, por exemplo, avaliar a eficiência de performance da aplicação de determinado recurso em determinada condição climática e por consequência a introdução de mecanismos de comparação - benchmarking. Este tipo de avaliação comparativa de resultados permite evidenciar o grau de eficácia dos vários métodos e sobretudo a forma como contribuem para as performances mais competitivas.

A avaliação, monitorização e comparação não representam um fim em si, mas um meio para apoiar o processo de melhoria, constituindo-se como uma forma de aprendizagem, dado que a procura das melhores práticas implica não só a Recolha de Dados, Tratamento, Análise e Entrega de Informação, mas também estar em posse de informações precisas e adequadas que nos permitam online avaliar o impacto das decisões tomadas e assim pela análise da evolução tornar possível o agir por antecipação e de forma pró-ativa.

Há depois que analisar os resultados, definir recomendações e proceder à implementação das mesmas tendo em vista a melhoria contínua e o alcançar da eficiência e da melhor performance possível no futuro.

👉 Follow @niuGIS

👉 Follow @Novageo

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações