VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Agricultura de Precisão, Uma Nova Abordagem

31-08-2021

Agricultura de Precisão, Uma Nova Abordagem

Agricultura de Precisão - Uma Nova Abordagem


O alto grau de especialização e de profissionalismo cada vez mais presente no setor primário exige dos produtores rurais uma nova abordagem que alavanque e potencie as suas explorações e que vá ao encontro das rápidas transformações que a moderna agricultura tem registado nas últimas décadas.


A agricultura está-se a tornar numa atividade altamente competitiva e é por demais evidente a premente necessidade de utilizar as tecnologias de informação e comunicação em toda a cadeia produtiva dos alimentos para que haja uma melhoria significativa em todo o processo.

Tendo consciência desta evolução no planeamento de toda a atividade agrícola (desde a análise e preparação do solo, acompanhamento do cultivo até à avaliação da colheita) e da importância de combinar tecnologia com informação geoespacial, estruturámos uma vertente da nossa oferta no sentido de recolher dados e de monitorizar informação capaz de online ajudar os agricultores nas suas tomadas de decisão.

O nosso intuito nesta vertente é no limite tão simples como conhecer individualmente cada planta. Através da adoção do niuGIS Agro remotamente conseguimos identificar o estado de desenvolvimento de cada planta, inferir o tratamento de cada fileira, ou determinar a produtividade de cada talhão - análises multianuais das culturas e / ou terreno, mapas de NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), mapas térmicos, exposição solar, entre outros.

Estando conectado à internet temos a possibilidade de à distância geolocalizar máquinas, medir sensores, etc., capazes de gerar informação relevante para o processo produtivo. Sejam dados gerados em tempo real ou acumulados ao longo do tempo e que posteriormente possam ser injetos na cloud para serem analisados.

A Internet das Coisas no campo permite ter dados precisos sobre produtividade, clima, solo (características físicas, químicas, compactação, etc.), infestação de ervas daninhas, doenças, pragas, índice pluviométrico em diferentes épocas do ano e muito mais, dados esses necessários para, por exemplo, estabelecer a quantidade de água necessária para uma irrigação consoante o cultivo.

👉 Follow @niuGIS

👉 Follow @Novageo

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações