VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Os SIG como instrumento de gestão territorial do meio ambiente

30-08-2021

Os SIG como instrumento de gestão territorial do meio ambiente

Os SIG como instrumento de gestão territorial do meio ambiente


Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são capazes de simular e analisar dados associados a elementos territoriais como rios, faixas de temperatura, áreas florestais, estradas, distribuição de espaços naturais, cidades, etc.


Esta gestão de elementos faz do SIG o principal instrumento de gestão territorial do meio ambiente, tanto do ponto de vista ambiental como em qualquer outro campo de aplicação. Atualmente, esta gestão cartográfica vem-se estendendo a outras áreas como redes sociais, publicidade ou emergências, o que revela a importância e o potencial destes sistemas em fornecer soluções para um planeamento de excelência.

A gestão cartográfica de diferentes aspetos temáticos pode-nos ajudar a analisar, avaliar e representar praticamente qualquer aspeto territorial desejado. Precisamos apenas de um software cartográfico, como o niuGIS.

As funções mais básicas desempenhadas pelo SIG, no âmbito do ambiente, baseiam-se na sobreposição de mapas temáticos, de forma a identificar áreas onde se sobrepõem aspetos específicos e a possibilidade de definir objetivos para essas áreas.

A composição RGB de imagens aéreas ajuda-nos a perceber elementos específicos do território ou visualizar qualidades específicas, como valores de temperatura ou níveis de clorofila.

A tecnologia LIDAR permite a representação de informações em 3D, realizando análises específicas com base em cálculos de distância e volume de alta precisão.

A titulo de exemplo, a imagem em cima "Áreas Protegidas de Portugal Continental", é um mapa de localização das zonas delimitadas em que qualquer intervenção humana está condicionada e sujeita a regulamentos específicos tendo em vista a sua proteção ambiental ou outra.

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações