VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Mapear a Origem e Evolução dos Humanos Modernos

20-08-2021

Mapear a Origem e Evolução dos Humanos Modernos

Mapear a Origem e Evolução dos Humanos Modernos


A origem dos humanos modernos provavelmente foi a questão mais debatida na biologia evolutiva nas últimas décadas.


A nossa história evolutiva está escrita no nosso genoma. O genoma humano tem a aparência que tem por causa de todas as mudanças genéticas que afetaram os nossos ancestrais. A origem exata dos humanos modernos tem sido um tópico de debate.

Humanos modernos (Homo Sapiens), a espécie que somos, significa “Homem Sábio” em latim. A nossa espécie é a única espécie sobrevivente do género Homo, mas de onde viemos tem sido um tema de muito debate. Os humanos modernos tiveram origem em África há 200.000 anos e evoluíram do seu ancestral comum mais provável, o “Homo Erectus”, que significa "Homem Reto" em latim.

Historicamente, existem dois modelos-chave para explicar a evolução do Homo Sapiens: o modelo “Fora de África” e o modelo “multirregional”. O modelo “fora da África” é atualmente o modelo mais aceite. Propõe que o Homo Sapiens evoluiu em África antes de migrar para o mundo.

Esta ainda é uma área de pesquisa ativa, no entanto, as evidências atuais (através do mapeamento de crânios humanos) apoiam uma única migração para “Fora da África” de humanos modernos, em vez do modelo “multirregional”. As evidências mostram que a primeira onda de humanos a sair da África não teve muito sucesso nas suas expedições. Depois de estudar a genética e as medidas do crânio de 53 populações humanas de todo o mundo, os cientistas descobriram que, à medida que se afastavam de África, a variação da composição genética era cada vez menor.

Os estudos genéticos tendem também a apoiar o modelo “Fora da África”. Os níveis mais altos de variação genética em humanos são encontrados em África. Além disso, a origem do DNA moderno nas mitocôndrias foi rastreada até uma única mulher africana que viveu entre 50.000 e 500.000 anos atrás – “Eva Mitocondrial”.

Os estudos levam-nos a crer que há 80.000 e 50.000 anos se tenham registado as primeiras migrações de África bem-sucedidas. É provável que estes humanos tenham sido "modernos" em termos de aparência e comportamento.


Mapear a Origem e Evolução dos Humanos Modernos

O seu comportamento evoluiu e conseguiram sobreviver a condições extremas cooperando uns com os outros. Indícios levam a crer que tenham formado grupos familiares próximos ou tribos e desenvolvimento de alguns dos atuais comportamentos humanos modernos com os quais estamos familiarizados, como a cooperação.

Devido a este novo comportamento cooperativo, tiveram mais sucesso em sobreviver e cobriram o mundo inteiro num espaço de tempo relativamente curto. Ao migrarem, teriam encontrado humanos primitivos anteriores, eventualmente substituindo-os. Geneticamente, os milhares de milhões de pessoas do mundo atual diferem muito pouco desses Homo sapiens anteriores que se aventuraram para fora de África.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações