VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > NDVI - Normalized Difference Vegetation Index

13-08-2021

NDVI - Normalized Difference Vegetation Index

NDVI - Normalized Difference Vegetation Index


O NDVI é um índice, bastante utilizado na agricultura, para determinarmos a saúde global de uma plantação. O acrónimo NDVI deriva de “Normalized Difference Vegetation Index”, e é um Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN), ou densidade de vegetação.


A clorofila tem um alto teor de absorção de luz visível, o que faz com que a estrutura celular das plantas reflita a luz infravermelha, sendo assim possível captá-la através de sensores remotos. Se a planta estiver desidratada ou afetada por alguma doença ou praga, não absorve tanta luz do espectro do infravermelho próximo que também é facilmente detetável através dos sensores.

Para calcular o NDVI são necessárias imagens aéreas de duas bandas: NIR – reflexão no espectro próximo do infravermelho e RED – reflexo na faixa vermelha do espectro sob a fórmula (NIR-RED)/(NIR+RED). Aplicada a fórmula, os resultados serão entre [-1,0;1,0].

Os valores negativos, geralmente correspondem a nuvens, água e neve, os valores muito próximos do zero representam maiores áreas de rochas ou solo nu (podendo indicar grandes áreas de neve), os valores moderados representam arbustos e prados e, por fim, os valores mais altos correspondem a vegetação com elevado teor de clorofila.

Desta forma, é possível aplicar o NDVI na agricultura para:

 - Monitorizar as plantações e culturas;

 - Detetar secas;

 - Detetar e localizar pragas;

 - Fazer estimativas de produtividade;

 - Mapeamento agrícola;

 - Mapeamento hídrico.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações