VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Vertente Plataforma SIG da Solução Carta Social (3 de 4)

09-08-2021

Vertente Plataforma SIG da Solução Carta Social (3 de 4)

Vertente Plataforma SIG da Solução Carta Social


A disponibilização de Sistemas de Informação Geográfica alojados externamente na cloud, significa que a localização exata do servidor é irrelevante para o serviço prestado e, cada vez mais, algo que pode ser facilmente implementado pelas organizações.


Tendo consciência dessa realidade, a Novageo desenvolve as suas soluções numa plataforma completamente interoperável (niuGIS), de base open-source, e que privilegia a usabilidade da sua interface web via browser.

Essa interface representa, em nossa opinião e de acordo com o estado da arte, a barreira mínima entre o utilizador final e a informação, ficando disponível uma base de dados que é fácil de atualizar e manipular e, simultaneamente, acessível e compreensível pelos vários interlocutores e utilizadores. Deste modo, através de acessos móveis, via web, ou no desktop, possibilitamos também, aos planeadores e gestores, a tomada de melhores e mais rápidas decisões estratégicas e operacionais, sem necessidade de serem utilizadores especializados da solução tecnológica.

A apresentação da informação é feita por camadas, podendo mostrar ou esconder, em cada momento, quais as camadas relevantes para aquilo que está em análise. A adição de pop-ups aos mapas facilita a apresentação de ferramentas de análise, tornando rápida qualquer atividade, pois as opções necessárias encontram-se acessíveis e fáceis de utilizar.

Os mapas interativos permitem-lhe enriquecer a sua informação geográfica, bastando um simples click para aceder à ficha detalhada da informação de cada entidade. A edição imediata desta informação, sempre de acordo com os privilégios de cada utilizador, permite uma enorme flexibilidade de partilha, garantindo ao mesmo tempo a consistência de todos os dados que são inseridos.

No âmbito da solução Carta Social, e na sequência da recolha de dados, é não só possível a georeferenciação dos equipamentos, mas também o arquivo das respetivas respostas dadas aos atributos que compõem os formulários disponibilizados na mobile App.

Nesta fase, a solução permite a recolha e registo de dados relativos aos seguintes grandes temas:

 - Registo do Equipamento / Instituição (coordenadas de localização, fotografia, identificação e caracterização do edifício sede, responsáveis, espaços, funcionalidades, serviços complementares, acessos e transportes, qualidade e certificação);

 - Registo de Resposta Social (identificação, área geográfica de influência, horário de funcionamento, caracterização dos utentes, qualidade e certificação);

 - Registo dos Recursos Humanos (identificação e caracterização do quadro de pessoal);

 - Registo das Fontes de Financiamento (identificação e caracterização das fontes de financiamento para criação / aquisição das instalações e para funcionamento da instituição);

 - Registo dos Projetos da Instituição para o Futuro (identificação e caracterização de futuros projetos de alargamento de serviços / criação de novas respostas, bem como recursos necessários);

 - Registo da Cooperação Interinstitucional (identificação e caracterização das cooperações interinstitucionais existentes).

A vertente SIG permite a análise com precisão sobre diversos fatores, formando uma base de dados que pode apoiar a tomada de decisão nos planeamentos e é cada vez mais encarada como uma das ferramentas mais utilizadas e seguras para o cadastro territorial de equipamentos.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações