VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Estereoscopia a perceção de profundidade, 3ª dimensão 3D

06-08-2021

Estereoscopia a perceção de profundidade, 3ª dimensão 3D

Estereoscopia - perceção - profundidade - 3ª - Dimensão - 3D


A estereoscopia é uma técnica usada para obter informações do espaço tridimensional, através da análise de duas imagens obtidas em pontos diferentes. É um fenómeno natural que ocorre em muitos animais com dois pontos de visão, e também no ser humano, quando uma pessoa observa em seu redor uma cena qualquer.


O facto de o ser humano ter dois olhos virados para a frente permite-lhe, através da estereoscopia, ter a noção de profundidade espacial, com o objetivo de, por exemplo, ter a noção da distância a que se encontram os objetos.

O resultado é a perceção da profundidade, ou terceira dimensão (3D). Esta mesma teoria aplicada à fotogrametria pode definir-se como uma técnica capaz de recolher informação visual tridimensional e / ou criar uma ilusão de profundidade mediante uma imagem estereográfica, um estereograma ou uma imagem 3D (tridimensional).

A estereoscopia é também largamente usada em sistemas de vídeo e de processamento de imagem para, por exemplo, com um número variado de câmaras de vídeo (duas ou mais), poder o sistema computacional associado calcular a posição 3D, o tamanho ou a velocidade dos objetos. Esta análise computacional é possível através de processamento de imagem, pois são conhecidas as características intrínsecas das câmaras (distância focal, tipo de lente, etc.), as suas posições 3D no espaço e as suas orientações tridimensionais (vetor 3D em que estão alinhadas)

Para que seja efetuada a estereoscopia em determinada área a partir de um par de aerofotos, será necessário que o paralelismo dos eixos óticos sobre-caiam nas duas aerofotos. Este estudo permite interpretar todo tipo de aerofotos para que o utilizador possa obter a informação que precisa para o seu trabalho.

Na imagem podemos ver como se resolvia o problema da estereoscopia, há algum tempo, antes de existir software que adianta muito o trabalho, de forma fácil e rápida.

Por meio da Estereoscopia é também possível a elaboração de Cartas Topográficas, num processo chamado restituição.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações