VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Existe um INSPIRE dentro de nós

05-08-2021

Existe um INSPIRE dentro de nós

Existe um INSPIRE dentro de nós - Comunidades Intermunicipais


Existindo um modelo de dados comum a todos os países da União Europeia, modelado nos 34 temas da diretiva INSPIRE, e que permite aos vários estados membros a partilha de informação de uma forma rápida e descomplicada, faz também todo o sentido que, dentro de um país, as várias comunidades intermunicipais também possam partilhar, entre si, os dados com o mesmo modelo de dados.


Pela mesma ordem de ideias, também os municípios, dentro de uma mesma comunidade intermunicipal, deverão poder partilhar os dados entre si, sem necessidade de quaisquer complexidades adicionais. Esta partilha é tanto mais importante quanto maior for a preocupação com biodiversidade, pois o ambiente não conhece as fronteiras municipais, e as medidas de adequação à crise climática são tão mais eficazes quando forem concertadas regionalmente.

A partilha de dados recorrendo a serviços de dados é a forma certa, e por isso recomendada pela Diretiva INSPIRE, para que a informação dos vários municípios esteja disponível, de forma coerente, numa comunidade intermunicipal. É a disponibilização destes serviços de dados, a par dos serviços de metadados, que permite aos cidadãos, e a todas as entidades interessadas, terem um acesso rápido e fácil à informação que pretendem. O planeamento de cidades digitais, mais inteligentes, deverá ter em conta modelos de dados integrados, que garantam a interoperabilidade necessária.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações