VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Novos standards de partilha de informação geográfica, OGC API Features

30-07-2021

Novos standards de partilha de informação geográfica, OGC API Features

Open - Geospatial Consortium - OGC - API - Features - Standards - partilha - informação - geográfica


O objetivo do Web Feature Service (WFS) é disponibilizar dados geográficos em tempo real num formato standard. Quando introduzido no início do século, foi uma grande evolução dos formatos de proprietário e de outros formatos que armazenam dados geográficos, nos quais é necessário o descarregamento de ficheiros quando queremos partilhar os dados. No entanto, o WFS não está livre de problemas.


Ao contrário da maioria dos sistemas de interoperabilidade, o WFS 2.0 (e versões anteriores) requer um acordo entre o cliente (quem recebe os dados) e o fornecedor (quem envia os dados) mais complexo de implementar visto que não segue as especificações do OpenAPI, anteriormente conhecido por Swagger. Esta lacuna é colmatada no OGC API Features que segue as especificações do OpenAPI, sendo assim mais fácil para diferentes fornecedores o implementarem.

Uma das maiores vantagens do OGC API Features é a sua maior orientação para a web, seguindo assim uma tendência comum dos últimos anos. Ou seja, é mais fácil integrar os dados do OGC API Features numa página web do que os de um WFS 2.0. Tal como o seu antecessor, o OGC API Features permite escrever os dados em XML, mas introduz também a possibilidade de os escrever em JSON, acompanhando assim o que tem sido outra grande tendência de maior aposta em JSON em detrimento de XML.

O OGC API Features tem o código aberto e está disponível noGitHub (https://github.com/opengeospatial/ogcapi-features), isto permite que esteja acessível a todos e que as evoluções e melhorias vão ao encontro de mais utilizadores e de diferentes backgrounds.

À data apenas o OGC API Features é um standard aprovado, mas já existem desenvolvimentos em outras APIs para substituírem as até aqui utilizadas, como por exemplo o OGC API Maps, que evolui do Web Map Service (WMS), ou o OGC API Tiles que é a evolução do Web Map Service Tiles (WMST).

Devido às diferenças de arquitetura é expectável que nos próximos anos ainda se utilize qualquer uma das duas tecnologias (WFS ou OGC API Features), mas a maior orientação para web e simplicidade do OGC API Features provavelmente farão com que seja a tecnologia mais utilizada para disponibilizar dados geográficos.


Ver também o artigo Novidades do Open Geospatial Consortium - OGC API


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações