VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Metadados para percebermos os dados

29-07-2021

Metadados para percebermos os dados

Metadados para percebermos os dados - Diretiva INSPIRE


Uma utilização adequada dos metadados – dados acerca dos próprios dados da atividade de uma organização - é fundamental para uma redução do tempo de pesquisa, permitindo até encontrar ou estabelecer relações entre dados de diferentes fontes, ou existentes em diferentes intervalos temporais. São, por isso, cruciais para qualquer análise que se pretenda fazer de forma rigorosa.


Dificilmente se terá um sistema de informação útil se não existir uma clara prioridade à manutenção dos metadados. É por isso que a Diretiva INSPIRE dá tanto relevo a uma boa estruturação dos metadados, obrigando a sua publicação nos sítios oficiais das instituições públicas, de acordo com um modelo homogéneo para todos.

Os metadados podem dizer-nos muitas coisas úteis, e que nos pouparão imenso tempo de pesquisa. Por exemplo, quando é que os dados foram criados, como foi realizada a sua recolha no terreno, quem é o responsável pela sua manutenção, quais as palavras-chave relevantes, quais os formatos em que são distribuídos, os pontos de acesso para visualização e descarga, etc.

Todos os dados descritivos de um documento, físico ou digital (autor, data de criação, local de criação, conteúdo, forma, dimensões e outras informações) são metadados. Sejam as informações disponíveis sobre um livro no catálogo de uma biblioteca, sejam os dados técnicos extraídos de uma fotografia digital (câmera usada, data de criação da fotografia, formato, tamanho do arquivo, esquema de cor etc.).

Metadados são informações estruturadas que auxiliam na descrição, identificação, gestão, localização, compreensão e preservação de documentos digitais, além de facilitar a interoperabilidade de repositórios.

Os metadados ajudam a entender as relações e a utilidade das informações associadas aos dados. São indispensáveis para a comunicação entre computadores, mas também podem ser decifráveis por humanos.

Quanto melhor e mais completo forem os metadados de qualquer tema de informação espacial, menos dúvidas haverá na sua utilização e, consequentemente, mais cidadãos deles tirarão partido.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações