VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > A feature como entidade primária dos padrões de Informação Geográfica

27-07-2021

A feature como entidade primária dos padrões de Informação Geográfica

Feature - entidade primária - Informação Geográfica


A “Feature” é a entidade primária dos padrões de informação geográfica do OGC (Open Geospatial Consortium) e é definida como uma “abstração de fenómenos do mundo real”. Então o que é uma abstração de fenómenos do mundo real?


Para começar, um fenómeno do mundo real é tudo o que existe no nosso mundo, seja algo físico, palpável ou algo abstrato com extensão geográfica. Ou seja tudo desde aviões, a parques de estacionamento, postes de eletricidade a bairros, lagoas a zonas de pesca, etc. As features podem inclusivamente ser fictícias como por exemplo a cidade “Gotham City”. O principal é que as features são coisas incluídas na visão do mundo real ou hipotético que inclui tudo o que interessa.

Em relação à “abstração” na definição de feature, podemos considerar como exemplo o Farol da Barra em Ílhavo, Aveiro, o maior farol de Portugal. Um piloto de VANTs pode vê-lo como uma “obstrução vertical” e tem interesse por atributos como altura e localização precisa. Já um pescador pode vê-lo como um “auxílio à navegação marítima” e precisa de informações sobre sua luz característica e localização geral. Dependendo do contexto, apenas um subconjunto dos atributos de um determinado "fenómeno do mundo real" é relevante. No caso do Farol da Barra, definimos duas “abstrações” separadas.

Nos sistemas da Novageo, uma feature é tratada como uma entidade de um determinado tipo e pode ser trabalhada e consultada da forma que for mais indicada para determinados contextos. Uma fonte é uma feature e pode ser vista num mapa de pontos de interesse, ou seja, é uma entidade do tipo “Ponto de Interesse”, um poste caído pode ser uma entidade do tipo “Ocorrência” e ser consultado num mapa de situações reportadas a uma junta de freguesia, uma escola pode ser analisada num mapa de escolas, mas pode também fazer sentido num mapa de assembleias de voto, etc... Qualquer feature pode ser representada e analisada no contexto que for necessário.

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações