23-07-2021
Uso de Drones e suas Vantagens para monitorização das florestas
Com a chegada do verão aumenta o risco de incêndios em muitas florestas, e por isso o uso de drones torna-se um aliado dos agentes florestais. Mas existem muitas mais aplicações que os UAS (Unmanned Aircarft Systems) podem oferecer ao setor florestal.
Uso de drones em ambientes florestais
O desafio, para os engenheiros e consultores de gestão florestal, é manter a saúde das florestas e facilitar a sua exploração comercial de forma sustentável. Um estudo florestal de uma área de 1.000 ha, usando métodos clássicos, exigiria a participação de 20 pessoas e um mês para fazer um mapeamento completo da área.
Dependendo do tipo de câmera instalada no drone, as imagens obtidas dão-nos múltiplos tipos de dados que nos proporcionam uma maior e melhor informação do terreno. São dados extremamente importantes que permitem uma melhor tomada de decisão aquando da definição / identificação das épocas e respetivas áreas de cultivo. Com estes parâmetros regularmente estudados, podemos não só obter uma redução de custos, mas também uma leitura periódica e comparativa de resultados, o que nos permite tomar as medidas corretivas necessárias tendo em vista a sua exploração comercial e sustentável.
Existem várias tarefas em que o uso de um drone é uma vantagem e pode ajudar os profissionais florestais:
- Melhoria da gestão florestal e o planeamento operacional;
- Avaliação de stock para sua valorização e classificação;
- Monitorização de atividades ilegais e invasivas, como extração ilegal de madeira;
- Pesquisa sobre a saúde das florestas e definição de respostas específicas;
- Resposta rápida às atividades com impacto ambiental.
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS