VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > O que significa GSD - Ground Sample Distance?

22-07-2021

O que significa GSD - Ground Sample Distance?

O que significa GSD - Ground Sample Distance


A Distância da Amostra do Solo (em inglês, GSD - Ground Sample Distance) é um conceito de deteção remota, que diz respeito à distância entre o ponto central de dois pixels adjacentes. Esta distância é influenciada pela lente da câmera, seja de um VANT (Veículos Aéreos Não Tripulados) ou de um satélite. Quanto menor for a distância entre os centros dos pixels maior é a nitidez da imagem e por consequente maior o detalhe observado.


A desvantagem de um GSD mais baixo é que o número de pixeis da imagem será maior e como tal irá afetar o tamanho da própria imagem. Isto pode ser um fator determinante para casos onde o armazenamento é mais sensível. Para além de ser necessário maior capacidade de processamento no caso dos processamentos das imagens dos VANTs.


Para além da capacidade da própria câmara, mais concretamente da lente, a altura do voo é uma variável para o tamanho do GSD. Voos mais altos terão um GSD maior. Nos voos com VANT existem limitações legais para a altura a que é possível voar e, portanto, nem sempre a altura é uma variável controlada.


Um GSD mais baixo dá sempre mais possibilidades de usar o resultado do voo para diferentes fins, mas nem todos requerem uma resolução de centímetros. Por isso é recomendável definir bem o objetivo do voo e seja qual for o GSD que pretendemos perceber se existe capacidade de armazenamento e de processamento dos dados recolhidos.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações