VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Streaming de Modelo Digital de Terreno

20-07-2021

Streaming de Modelo Digital de Terreno

Streaming de Modelo Digital de Terreno


O Modelo Digital de Terreno é uma forma de representar, de forma o mais aproximada possível, a superfície do terreno físico. Utilizando um conjunto de pontos ligados entre si, é possível representar de forma fidedigna os níveis e as variações de altitude de um determinado terreno.


No entanto, para obter esta fidedignidade, é necessário obter um vasto número de pontos. Se considerarmos a área apresentada, podemos facilmente imaginar uma quantidade de pontos interligados (vértices) na ordem dos milhões. Para um utilizador comum visualizar os dados do terreno de forma rápida e intuitiva, é lento e computacionalmente pesado transferir toda a informação disponível do terreno para a aplicação de visualização, seja um computador pessoal ou dispositivo móvel.

Streaming de Modelo Digital de Terreno


Para resolver este problema, é usada uma técnica semelhante a outros serviços de mapas na Web, que é o uso de mosaicos (em termos técnicos tiles) em steaming. A diferença é que em vez de os dados transmitidos serem imagens, são dados vetoriais das geometrias. Estes dados, são normalmente armazenados num formato designado “quantized-mesh” que permite guardar de forma eficiente toda a geometria do terreno em diferentes níveis. Assim, é possível à aplicação descarregar a informação de terreno estritamente necessária à área de visualização pretendida, e apenas ir transferindo os mosaicos do nível pretendido.

Usando esta técnica é possível usar o visualizador niuGIS em 3D para ver um mapa com o terreno de praticamente todo o mundo de forma imediata e intuitiva!

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações