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19-07-2021

Solução PPK nos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT)

Solução PPK - Veículos Aéreos Não Tripulados - VANT


A qualidade dos dados recolhidos por VANT está muito dependente do posicionamento das imagens face ao terreno, existem várias formas de fazer esta correção, mas talvez a melhor seja a solução Post-Processed Kinematic (PPK).


Uma das soluções mais utilizadas atualmente, para fazer esta correção, é recorrer a Pontos de Controlo, esta solução é bastante cara, quer na aquisição de equipamento para a recolha dos pontos, quer no tempo que é necessário para os marcar e medir. Os Pontos de Controlo têm que ser facilmente visíveis nas imagens recolhidas e isso muitas vezes requer uma marcação manual no terreno. Para além disso, na fase de processamento das imagens é necessário um operador marcar manualmente os pontos em várias imagens.

 

Solução PPK - Veículos Aéreos Não Tripulados - VANT


A constante inovação tecnológica introduziu a solução Real-Time Kinematic (RTK) é uma grande melhoria, pois não requer a recolha dos referidos pontos de controlo, o que torna a fase do voo mais rápida e por conseguinte com menor custo. A correção é feita em tempo real com base numa estação de base GNSS, mas tem o inconveniente da correção do posicionamento das imagens ser afetada em caso de perda de ligação.

A solução PPK (Post-Processed Kinematic), tal como o RTK, não requer investimentos adicionais e nem recolha de pontos de controlo. Tem a grande vantagem de no caso da perda de ligação entre o VANT e a estação GNSS, os dados do posicionamento estarem guardados no próprio avião. Esta solução permite que a correção do posicionamento seja feita na fase de processamento dos dados, e para isso podemos utilizar dados públicos e de qualidade para essa correção. Em Portugal um dos serviços disponíveis é a rede da ReNEP que cobre o todo o país.

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