VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > A Novageo é FAIR com os seus dados

09-07-2021

A Novageo é FAIR com os seus dados

Princípios - Dados - FAIR - Findable - Accessible - Interoperable - Reusable


Os Princípios de Dados FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable), foram publicados na revista “Scientific Data” com o intuito de apoiar e orientar a reutilização de ativos digitais dando especial ênfase ao aprimoramento da capacidade das máquinas para encontrar e usar dados, mas sem descurar a reutilização por pessoas.


Dados FAIR são dados que atendem a padrões de encontrável, acessibilidade, interoperabilidade e reusabilidade. A publicação de Março de 2016 foi feita por um consórcio de cientistas e organizações chamou a estes princípios de "Princípios Orientadores para a gestão de dados científica", pelo uso do FAIR, como um acrónimo e tornando-se um conceito mais fácil de discutir.

A partilha de dados promove a transparência, encoraja a colaboração e acelera o desenvolvimento. Em áreas como, por exemplo, catástrofes naturais, saúde pública e outras esta partilha de dados é fundamental para a tomada de decisão.

Na Novageo, para tornar os dados localizáveis centramos o foco nos metadados com o cuidado de manter um identificador único e persistente. Para garantir a acessibilidade mantém-se os metadados compreensíveis por máquinas e humanos. Para que os dados sejam interoperáveis utilizamos uma linguagem acessível e formal na construção dos metadados. Para a questão da reutilização incluímos nos metadados uma licença de uso e informação sobre a procedência das várias coleções de dados.

Sendo FAIR com os nossos dados seguimos unidos e mais fortes em direção ao futuro.

👉 Follow @niuGIS

Contacte-nos 214 213 262

Informações