VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Aquisição e Processamento de Dados com VANTs, Drones

08-07-2021

Aquisição e Processamento de Dados com VANTs, Drones

Aquisição - Processamento de Dados - VANT - Drone


A possibilidade de utilizar processos fotogramétricos na execução de ações, pontuais ou continuadas, sobre um território é, desde há muito, entendida como potenciadora de eficiência e de ganhos de produtividade. No entanto, e sobretudo para áreas de menor extensão territorial, até há bem pouco tempo, a concretização dessa ideia esbarrava na elevada relação custo / benefício e era muito complicada atendendo às dificuldades operacionais envolvidas no terreno.


Mas isso está a mudar. A adoção dos drones, como instrumento de trabalho, está-se a banalizar e estão a ser amplamente utilizados na aerofotogrametria, auxiliando diariamente os profissionais de áreas tão diversas como a topografia, exploração minera, controlo ambiental ou a agricultura, a recolher dados / informações precisas sobre o terreno.
A recolha deste tipo de dados / informação está a tornar-se mais acessível com a introdução de sistemas fotogramétricos suportados em Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) que possibilitam a materialização dessas ideias mesmo à escala de uma pequena área geográfica como uma propriedade rural, uma exploração mineira a céu aberto, um pequeno troço de estrada, ou até mesmo, uma pequena cidade.

Os VANTs (Drones), ou UAV (Unmanned Aerial Vehicles) na sigla inglesa, podem ser de vários tipos: os modelos de asa fixa, os modelos multirrotores, ou um misto de asa fixa e multirrotor. Têm como principal característica o serem sistemas aerotransportados, nos quais as aeronaves são operadas remotamente por um humano, ou autonomamente por um computador de bordo.

Os VANTs são hoje equipamentos que permitem de forma rápida, fácil e simplificada fazer o levantamento / mapeamento de pequenos terrenos com uma boa relação custo / benefício. As imagens, depois de recolhidas pelo drone, são processadas, gerando mapas que permitem a monitorização, acompanhamento e apoio operacional de base geoespacial e, em consequência, facilitam o processo de tomada de decisões mais assertivas.

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações