VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > A Importância do Copernicus – Sentinel-6 MAPEAMENTO DO NÍVEL DO MAR

02-07-2021

A Importância do Copernicus – Sentinel-6 MAPEAMENTO DO NÍVEL DO MAR

Importância - Copernicus - Sentinel-6 - MAPEAMENTO - NÍVEL - MAR


Com o aumento do nível médio global do mar devido às mudanças climáticas, o Copernicus Sentinel-6 é a próxima missão de referência de altimetria de radar a estender as medições do nível da superfície do mar até pelo menos 2030. O satélite transporta um altímetro radar Poseidon-4 e um radiómetro de micro-ondas.


Data do lançamento: 21 de novembro de 2020
Local: Vandenberg, Califórnia, EUA
Foguetão: SpaceX Falcon 9

O Sentinel-6 transporta um altímetro de radar para fornecer medições de alta precisão, bem como observações oportunas da topografia global do oceano. Estas informações são essenciais para a monitorização contínua das mudanças no nível do mar, um indicador chave das mudanças climáticas, o qual é também essencial para a oceanografia operacional.

O Sentinel-6 faz o mapeamento de 95% do oceano (sem gelo conta com o gelo) a cada 10 dias e oferece informações sobre as correntes oceânicas, a velocidade do vento e a altura das ondas, vitais para a segurança marítima. Estes dados também são importantes para proteger e gerir as zonas costeiras, cada vez mais ocupadas. O Sentinel-6 baseia-se na herança da série Jason de satélites de topografia do oceano e da missão CryoSat da ESA. É importante ressaltar que esta nova missão foi projetada para complementar as informações sobre o oceano, iniciadas com o Sentinel-3.

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações