VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > GMES, Copernicus e o lançamento do 1º Sentinel

24-06-2021

GMES, Copernicus e o lançamento do 1º Sentinel

GMES, Copernicus e o lançamento do 1º Sentinel


O Programa de Observação da Terra da Comissão Europeia era anteriormente conhecido como GMES (Global Monitoring for Environment and Security), em português, Monitorização Global para o Ambiente e a Segurança. O atual nome, Programa Copernicus, foi anunciado a 11 de dezembro de 2012, pelo Vice-Presidente da CE (Comissão Europeia), Antonio Tajani, durante o Conselho de Competitividade.


Nas palavras de Antonio Tajani: “Ao mudar o nome de GMES para Copernicus, prestamos homenagem a um grande cientista e observador europeu: Nicolaus Copernicus (1473-1543). Atendendo que no século XVI foi ele o catalisador para melhor entender o nosso mundo, o Programa Europeu de Observação da Terra dá-nos uma compreensão completa do nosso planeta em mudança, permitindo ações concretas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O Copernicus já atingiu a maturidade como programa e todos os seus serviços entrarão em breve na fase operacional. Graças à maior disponibilidade de dados, a aceitação por parte dos utilizadores irá aumentar, contribuindo assim para o crescimento que tanto precisamos hoje.”

O lançamento do primeiro Sentinel, Sentinel-1A, a 3 de Abril de 2014, sinalizou o início do programa Copernicus da Europa; para os utilizadores foi uma nova era no acesso rotineiro a um vasto leque de dados ambientais.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações