VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Solstício de Junho - Impacto nas diferentes Estações do Ano

21-06-2021

Solstício de Junho - Impacto nas diferentes Estações do Ano

Solstício de Junho - Impacto nas diferentes Estações do Ano


O eixo de rotação da Terra não é perpendicular ao plano da sua translação à volta do Sol. Apenas por isso temos diferentes estações do ano: é que numa parte do ano o hemisfério norte está mais inclinado para o Sol e recebe mais calor, e na outra parte do ano é a vez do hemisfério sul.


Mas há um único dia, durante todo o ano, em que a inclinação da Terra face ao Sol é máxima para o hemisfério norte. Esse é o dia do Solstício de Junho, e esse é também o dia mais longo do ano no hemisfério norte. É este dia que tradicionalmente marca a o início da estação do ano designada por Verão (isto sempre no hemisfério norte, porque nesse mesmo dia, mas no hemisfério sul, começa o Inverno).

Mas o que acontece de tão especial nesse dia, nomeadamente na posição da Terra em relação ao Sol? O eixo da Terra está tão inclinado para o Sol que este ilumina, durante um dia inteiro, uma boa parte da zona polar. Essa zona fica acima duma linha imaginária designada por Círculo Polar Ártico, e podemos observar então o chamado “Sol da Meia-Noite”, pois temos 24 horas contínuas de luz solar (se não houver nuvens, claro está), e vê-se o Sol a percorrer o horizonte sem nunca descer abaixo dele.

Nesse mesmo dia, mas mais perto do equador, ocorre um outro fenómeno muito particular: há uma outra linha imaginária, designada por Trópico de Caranguejo, sobre a qual o Sol incide perpendicularmente durante o dia do Solstício de Junho. São estas duas linhas que definem a zona do hemisfério norte em que se verificam as quatro estações ao longo do ano.

No hemisfério sul a situação é semelhante, mas com meio ano de diferença, e as linhas imaginárias são o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.

Entre as duas linhas tropicais não existem as quatro estações do ano, mas apenas duas: a estação seca e a estação húmida. Para lá dos círculos polares temos também duas estações: a estação da luz e a estação da escuridão.

Entre os dois dias de solstício no ano, existem outros dois dias, mas de equinócio. Só que isso será um tema para uma futura divagação.

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações