VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > O CarSharing e a mobilidade urbana inteligente

18-06-2021

O CarSharing e a mobilidade urbana inteligente

O CarSharing e a mobilidade urbana inteligente


O carsharing é um “novo” paradigma de mobilidade, que permite ao cidadão deslocar-se na cidade sem ter uma viatura privada e todas as preocupações associadas, nomeadamente a sua manutenção ou os custos de estacionamento. Desde que esteja dentro da área de operação do respetivo serviço, com o carsharing e recorrendo a um smartphone, podemos desbloquear um carro (ou scooter, trotinete, bicicleta) estacionado num qualquer ponto da cidade e deixá-lo no nosso local de destino.


A primeira vez que se ouviu falar em carsharing foi em 2008, quando foi lançado o Mob carsharing. O serviço, que através de um site ou número de telefone permitia alugar carros à hora (com combustível e estacionamento incluído).

Ao longo dos anos, com a adaptação e incorporação dos novos desenvolvimentos tecnológicos, o carsharing tem vindo a ganhar outra popularidade com novas plataformas de partilha, mais práticas e mais modernas, que assentam em aplicações para telemóvel.

Como a maioria dos veículos das frotas destas empresas são elétricos, os estudos já realizados indicam que a adoção do carsharing, não só retira veículos das ruas com a consequente melhoria do tráfego / mobilidade urbana, mas também tem um grande impacto na melhoria do ambiente dentro das cidades por força da redução da poluição emitida pelos veículos tradicionais.

De acordo com o Índice de Mobilidade Inteligente (Microsoft), que analisa dados de 29 cidades europeias para avaliar o nível de desenvolvimento e penetração de medidas de mobilidade urbana inteligente e os resultados da implementação dessas mesmas medidas, a capital portuguesa é a 4ª cidade com melhor retorno nas medidas de mobilidade urbana em curso, mas surge apenas em 22º lugar quanto ao seu nível de desenvolvimento.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações