17-06-2021
O futuro das Smart Cities - A mobilidade urbana inteligente
O tema poluição e a falta de estacionamento nos grandes centros urbanos já não é novo e muito se tem caminhado no sentido de combater esses dois problemas. Exemplo disso é a mobilidade elétrica que, nas principais cidades, tem crescido a grande ritmo e em diferentes vertentes, nomeadamente com as bicicletas e trotinetas elétricas.
Mas
e se à semelhança disso, no dia-a-dia, os carros familiares ou os famosos SUV dessem lugar a carros citadinos elétricos ou se passasse a haver um mercado de aluguer desse tipo de carros em pontos-chave geolocalizados pela cidade?
Esta ideia não é completamente absurda e muito se tem estudado em alternativas viáveis quer a nível ambiental quer a nível espacial, tal como já se vê hoje em dia com a proibição da entrada de veículos antigos dentro de determinadas cidades ou mesmo através do incentivo à utilização de transportes públicos através da redução dos custos dos passes sociais. Além destas medidas, o incentivo à compra de carros elétricos tem sido cada vez maior e esta parece agora começar a entrar num mercado nunca antes imaginado.
As possibilidades no negócio da mobilidade através da eletrificação parecem cada vez maiores, ameaçando um paradigma que se pensava inabalável. O futuro das Smart Cities terá que estar assente numa mobilidade urbana inteligente e um bom contributo / exemplo no sentido certo é o produto / serviço de Carsharing sobre o qual iremos falar amanhã.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS