VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > O COPERNICUS e algumas das temáticas de dados recolhidos

16-06-2021

O COPERNICUS e algumas das temáticas de dados recolhidos

21-06-16=O Programa COPERNICUS - Data Collector


Com recurso ao Programa COPERNICUS e aos Satélites Sentinel, das seis temáticas de dados disponibilizadas gratuitamente (ver artigo de ontem), destacamos as três seguintes:


Em relação ao meio ambiente, o Copernicus deteta a presença de aerossóis que destroem a camada de ozono e analisa a composição atmosférica e a biodiversidade. Para isso, avalia o degelo das calotas polares do Ártico, devido ao aumento das temperaturas causado pelo aquecimento global. Determina também a qualidade do ar e da água que afeta a nossa saúde: monitoriza os níveis do oceano, das zonas costeiras e das florestas para mitigar os danos causados por terremotos, inundações e incêndios e garantir a nossa segurança.

No setor da energia, o Copernicus disponibiliza informação que incentiva a construção de parques eólicos e hidrelétricas e assim alternativas ecologicamente corretas aos combustíveis fósseis. Este esforço fará com que as energias renováveis representem 27% do nosso consumo total em 2030. Além disso, o Copernicus apoia a monitorização das fronteiras externas da União Europeia através da utilização de dados espaciais, combinados com outras fontes de informação, para aumentar a consciência sobre esta temática e melhorar a avaliação dos riscos nas fronteiras externas.

O Copernicus dedica-se também ao mundo marinho, monitorizando a poluição dos ecossistemas aquáticos e da indústria pesqueira. Como parte da política de cooperação para o desenvolvimento, o Copernicus alerta para sinais de desmatamento e desertificação para evitar a perda de biodiversidade e a escassez de alimentos. Também ainda relacionado com a água o Copernicus, supervisiona a irrigação dos campos e controla as lavouras para um melhor manuseamento alimentar.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações