VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > O que é o Programa COPERNICUS?

14-06-2021

O que é o Programa COPERNICUS?

O que é o Programa COPERNICUS


Copernicus é o programa de observação da Terra mais ambicioso da história, projetado para fornecer informações precisas, atualizadas e facilmente acessíveis para melhorar a gestão ambiental, compreender e mitigar os efeitos das mudanças climáticas e garantir a segurança dos cidadãos.


Em 2001, a Comissão Europeia e a Agência Espacial Europeia (ESA) lançaram uma iniciativa conjunta para um sistema global de segurança e monitorização ambiental que denominaram de ‘’Monitorização Global do Ambiente e Segurança (GMES)’’. Em 2012, o programa foi rebatizado para tal como hoje o conhecemos como ‘’Copernicus’’.

Atualmente, a Comissão Europeia, em nome da União Europeia, define os requisitos e gere os diferentes serviços em colaboração com a ESA, sendo esta última responsável pela coordenação da distribuição dos dados recolhidos por mais de 30 satélites.

O principal objetivo do Copernicus é criar uma capacidade europeia autónoma e sustentável para produzir e fornecer informação geográfica para a implementação das políticas europeias nos domínios do ambiente e da segurança civil.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações