VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Proteção Civil - Impactos negativos da Vespa Asiática e a importância da georreferenciação

08-06-2021

Proteção Civil - Impactos negativos da Vespa Asiática e a importância da georreferenciação

Proteção Civil - Impactos negativos da Vespa Asiática e a importância da georreferenciação


Em 2011, proveniente do oeste asiático, foi confirmado em Portugal Continental a presença da Vespa Velutina, mais conhecida por Vespa Asiática. É caracterizada por uma cabeça preta com face laranja / amarelada, corpo castanho-escuro, ou preto, delimitado por uma faixa amarela e com um pigmento amarelado no dorso, e com asas escuras e patas castanhas e extremidades amarelas.


Os ninhos têm uma forma redonda ou em pêra, com uma abertura lateral, sendo que cada ninho pode albergar entre 2000 a 13000 vespas. Devido à sua estratégia de reprodução, cada ninho, no ano seguinte, pode vir a gerar, no mínimo, seis novos ninhos.

A vespa velutina é uma espécie predadora que se alimenta de outras vespas e abelhas, constituindo-se uma ameaça à apicultura. Esta ameaça traduz-se na diminuição de produção de mel e produtos relacionados bem como na polinização vegetal, uma vez que esta predação direta a abelhas faz com que diminua a sua atividade e, consequentemente, a morte da colmeia inteira.


As consequências na produção agrícola não se traduzem apenas na diminuição da polinização vegetal mas também na produção frutícola, uma vez que são também fonte de alimento da Vespa Velutina, provocando estragos nas produções, até agora, registados em vinhas e pomares.

Não sendo uma espécie indígena, e sendo altamente predadora, é expectável que a médio / longo prazo, provoque impactos significativos na biodiversidade, nas espécies de vespas e abelhas nativas e nas populações de outros insetos.

Vespa velutina foi classificada, em julho de 2016, como espécie exótica invasora de preocupação para a União, no âmbito do Regulamento n.º 1143/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de outubro de 2014.

A georreferência de ninhos e de avistamentos constitui uma ferramenta de extrema importância na identificação de ninhos e no controlo da expansão da Vespa Velutina em Portugal. A solução de software de gestão apresentada pela Novageo, permite o levantamento de dados in loco para caracterização do ninho, bem como gestão de intervenções, apicultores e monitorização de colmeias, e permite também ao cidadão participar ninhos e avistamentos de Vespa Velutina.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações