VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Utilização da linguagem Python no mundo SIG

07-06-2021

Utilização da linguagem Python no mundo SIG

Utilização da linguagem Python no mundo SIG


Python é uma linguagem de programação amplamente aplicada no mundo dos SIG. É utilizado tanto em plataformas proprietárias como em plataformas FOSS (free and open source software) o que lhe dá uma relevância muito grande para qualquer pessoa envolvida nesta área.


É uma linguagem fácil de aprender, o que permite a um utilizador automatizar alguns processos com relativa facilidade. Tem um enorme conjunto de bibliotecas disponíveis que tornam a linguagem poderosa e relativamente rápida sem perder a facilidade de utilização. E como é aberta, tem uma enorme comunidade envolvida o que permite uma constante evolução e aperfeiçoamento.

Exemplos de bibliotecas relevantes para o Python na área dos SIG são: NumPy e SciPy, que são bibliotecas para computação científica; Pandas, ferramenta de análise e manipulação de dados; Shapely, permite operações topológicas sobre as geometrias; PyProj, muito útil para projeções cartográficas e transformações de coordenadas; GDAL/OGR, para manipular dados raster geoespaciais, e dados vetoriais geoespaciais; GeoPandas, a excelente combinação das bibliotecas Pandas com Shapely.

O niuGIS não é exceção e também recorre ao Python para automatizar alguns processos, como por exemplo a recolha de dados com origem em deteção remota (remote sensing), ou a integração de dados provenientes de dispositivos IoT (a Internet das Coisas associada a pequenos processadores especializados), sem esquecer a componente de Business Intelligence que torna inteligíveis todos estes dados, e ainda a integração de Inteligência Artificial.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações