VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Teledeteção, Programa Copernicus e a Constelação Sentinel

04-06-2021

Teledeteção, Programa Copernicus e a Constelação Sentinel

Teledeteção, Programa Copernicus e a Constelação Sentinel


A teledeteção é a técnica de aquisição de dados da superfície da Terra a partir de sensores instalados em plataformas espaciais. A interação eletromagnética entre o solo e o sensor gera uma série de dados que são posteriormente processados para obter informações interpretáveis da Terra.


O primeiro satélite de observação da Terra foi lançado ao espaço pelos Estados Unidos em 1972, depois foram iniciadas as técnicas de deteção remota, pouco utilizadas até há poucos anos devido ao elevado custo envolvido no tratamento das imagens de satélite.

Hoje em dia, graças à facilidade de acesso e ao desenvolvimento de novas tecnologias, é cada vez maior o número de empresas e organismos públicos que incorporam o uso sistemático destas imagens nos seus projetos. São múltiplas as vantagens para um grande número de aplicações: extração de informação, deteção de mudanças, agricultura (produção), vulcanologia, monitorização de desastres naturais etc.

A Agência Espacial Europeia, desde 2014, colocou em órbita uma série de satélites denominados Sentinel. Desde essa data, e numa base contínua e regular, estes satélites fornecem dados operacionais para inúmeras aplicações relacionadas com a agricultura de precisão, movimento do solo, monitorização do clima, das algas, das florestas, gestão de água, etc.

O componente espacial do Copernicus é formado pela Constelação Sentinel e as chamadas Missões Contributivas. As imagens destes satélites, tanto para o território nacional, europeu como internacional, estão à disposição do público em geral e com acesso gratuito. A constelação é composta pelos seguintes satélites:

  • Sentinel-1: fornece imagens de radar terrestres e oceânicas.

  • Sentinel-2: fornece imagens óticas terrestres, estão disponíveis como produtos de nível 1C (corrigidos radiometricamente e geometricamente) e de nível 2A (corrigidos atmosfericamente).

  • Sentinel-3: fornece serviços globais de vigilância terrestre e oceânica

  • Sentinel-4: fornece dados para monitorizar a composição atmosférica.

  • Sentinel-5: também fornece dados para monitorizar a composição atmosférica.

  • Sentinel-6: fornece dados de altimetria de alta precisão.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações