VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > O seu telemóvel sabe mais que a sua localização

02-06-2021

O seu telemóvel sabe mais que a sua localização

O seu telemóvel sabe mais que a sua localização


Os telemóveis conseguem armazenar diversos tipos de dados sobre os seus utilizadores. No entanto, alguns desses registos armazenados podem-nos levar a questionar sobre múltiplas perspetivas relacionadas com a privacidade das informações recolhidas.


Todas as pesquisas realizadas no seu navegador de internet são armazenadas no seu histórico. Os navegadores guardam todas as pesquisas para conseguir personalizá-las, de maneira a escolherem os anúncios e as sugestões de pesquisa, entre outras, que sejam mais adequados ao seu perfil.

A localização do telemóvel (via GNSS / satélite) é bastante útil, visto que nos consegue dar acesso a diferentes e diversas funcionalidades. No entanto, ao utilizar a localização por GNSS, está a permitir que o seu telemóvel consiga monitorizar todos os lugares que visita e, desta maneira, criar um registo histórico de todos os passos dados durante o seu trajeto.

Além dos próprios sistemas operativos, também as aplicações disponíveis nas lojas virtuais da Google e da Apple podem recolher dados dos seus utilizadores, pedindo permissão de acesso a diversas funcionalidades no seu telemóvel. A forma como os dados são tratados irá depender dos “Termos de Uso” e da “Política de Privacidade” de cada aplicação ou entidade, sendo por isso importante ter atenção às autorizações que concede aquando da instalação de qualquer aplicação.

Na Novageo levamos muito a sério estas questões e por essa razão seguimos sempre todas as recomendações de segurança / privacidade quando criamos aplicações móveis.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações