VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Mercadorias Perigosas – Número de Identificação da Matéria (Nº ONU)

28-05-2021

Mercadorias Perigosas – Número de Identificação da Matéria (Nº ONU)

Mercadorias Perigosas – Número de Identificação da Matéria (Nº ONU)


Todas as substâncias, preparações ou objetos, que possam provocar danos nocivos ao Homem e/ou ao Ambiente quando transportadas, são consideradas mercadorias perigosas e, segundo o Instituto Nacional de Estatística, no ano de 2019, foram transportadas, em território português, cerca de 9.480.459 toneladas.


Tendo em conta a suas características, foram agrupadas em 9 classes principais: Matérias e objetos explosivos, gases, líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis (matérias sujeitas a inflamação espontânea e matérias que, em contacto com a água, libertam gases inflamáveis), matérias comburentes (oxidantes) e peróxidos orgânicos, matérias tóxicas e matérias infeciosas, matérias radioativas, matérias corrosivas e, por fim, matérias e objetos perigosos diversos.

Em acidentes com mercadorias perigosas, colocando sempre em primeiro lugar a segurança dos intervenientes, urge a identificação da matéria transportada (nº ONU), que pode ser identificada no documento de transporte (guias), nos painéis laranja ou no pictograma em forma de losango (etiqueta de perigo), exibidos nas laterais e extremidades do veículo de transporte. A identificação da matéria é extremamente importante para definição do método de atuação e da criação das zonas de intervenção e de isolamento. Devido à complexidade da atuação em acidentes desta natureza, foram criadas equipas com formação técnica especializada.

A ferramenta de apoio à decisão do niuGIS é a solução ideal para primeira intervenção em acidentes com matérias perigosas. Este software (de base open source) utiliza análise espacial automatizada na definição das zonas de atmosfera explosiva, bem como zonas de atuação, isolamento e proteção. A análise é feita com os dados recolhidos in loco e disponibiliza a análise em tempo real, quer na aplicação mobile, quer na plataforma websig, permitindo uma tomada de decisão mais informada e mais rápida.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações