VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Os SIG e a recolha de informação georreferenciada com aplicações móveis

19-05-2021

Os SIG e a recolha de informação georreferenciada com aplicações móveis

Os SIG e a recolha de informação georreferenciada com aplicações móveis


Uma das principais funcionalidades das aplicações móveis é a capacidade que as mesmas têm de recolher a informação geográfica do smartphone. Estes dispositivos estão sempre na palma das nossas mãos e, com a sua mobilidade e capacidade de estabelecer uma ligação à internet, fornecem aos seus utilizadores uma excelente ferramenta para trabalho em campo.


A georreferenciação de uma imagem ou mapa, bem como a geolocalização de pontos de interesse, tornam conhecidas as suas coordenadas, ficando das mesmas associadas a um dado sistema de referência. Este processo tem como ponto de partida a captura de coordenadas (pertencentes ao sistema no qual se pretende georreferenciar) de pontos da imagem ou do mapa a serem georreferenciados, pontos estes designados como pontos de controlo.

Os pontos de controlo são locais que oferecem uma configuração física perfeitamente identificável, como intersecções de estradas, rios, pistas de aeroportos, topos de montanha, entre outros. A obtenção das coordenadas dos pontos de controlo pode ser realizada em campo (levantamentos topográficos, levantamento geodésico com GPS), ou ainda por meio de imagens ou mapas (em papel ou digitais) georreferenciados.

Com suporte nestes conceitos é possível criar aplicações com a capacidade de recolher pontos no campo. A Novageo Solutions tem na sua oferta uma solução que faz precisamente isto. A aplicação (niuGIS Mobile / Field) tem como principal função capturar pontos precisos e adicionar dados a esses pontos como imagens, textos e valores numéricos que descrevem o contexto do respetivo ponto.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações