VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Projeção de FULLER DYMAXION

11-05-2021

Projeção de FULLER DYMAXION

Projeção de FULLER DYMAXION


Projeção de Fuller, também conhecida como “mapa Dymaxion” é uma projeção de um mapa-múndi na superfície de um icosaedro, que pode ser desdobrado e planificado a duas dimensões. Ao planificar o mapa fica com grandes interrupções para que sejam preservadas as formas e tamanhos. Desta forma a projeção de Fuller tem menos distorção das formas e do tamanho relativo quando comparada com outras projeções mais utilizadas, no entanto não tem direção.


A projeção Fuller destina-se apenas a representações de todo o globo. Ao contrário das projeções gnomônica e estereográfica, em que as distâncias se expandem a partir do ponto de tangência até as extremidades, nesta projeção cada extremidade do triângulo do mapa Dymaxion corresponde à escala de um grande círculo parcial de um globo correspondente, e os pontos dentro de cada faceta encolhem em direção ao seu centro.

Esta projeção mostra os continentes praticamente contíguos e pode ser reconfigurada, ou seja, pode ser escolhida que região fica no centro. Fuller esperava que, com esta representação, as pessoas pensassem de forma mais abrangente, mais unida, sobre o nosso planeta.


RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações