VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > SIG 3D – Ver com uma Terceira Dimensão

07-05-2021

SIG 3D – Ver com uma Terceira Dimensão

SIG 3D – Ver com uma Terceira Dimensão


A visualização de mapas é tipicamente feita no plano bidimensional. Os elementos do mundo real são projetados e desenhados, de acordo com as suas características numa imagem plana, onde habitualmente podemos interagir com movimentos direcionais ou movimentos de escala, para podermos visualizar as várias partes do mapa.


Mas, efetivamente o mundo real é composto por três dimensões. E para representá-las, não só é necessário ter mais informações sobre os elementos do mundo, mas também ter a tecnologia que permita uma interação fácil e intuitiva com a informação tridimensional.

Foi por isto que desenvolvemos o niuGIS 3D, o qual permite visualizar qualquer fonte de dados geográfica num verdadeiro globo em três dimensões. É possível ter, como base do globo, qualquer ortofotomapa seja baseado em imagens ou obtido por um serviço de disponibilização de mapas (WMTS, por exemplo). Estes, e a restante informação, são projetados sobre um modelo digital de terreno (MDT), carregado dinamicamente, à medida da área que estamos a visualizar no momento.

Além de ser possível projetar diversos tipos de informação geográfica no globo, desde elementos a duas dimensões a objetos com três dimensões, a interação com o mapa é simples e intuitiva, permitindo o controlo total sobre a área de visualização pretendida.

Esta tecnologia abre portas à inclusão de inúmeras fontes de dados tridimensionais extremamente uteis e inovadoras, das quais se destacam:

  • nuvens de pontos;
  • modelos digitais de terreno de alta precisão;
  • geometrias vetoriais interativas;
  • modelos de objetos 3D, como edifícios, árvores, viadutos, etc.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações