VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Os SIG e a DIRETIVA INSPIRE

04-05-2021

Os SIG e a DIRETIVA INSPIRE

Os SIG e a Diretiva INSPIRE


Cada vez que utilizamos uma aplicação ou visitamos um site onde são mostradas informações num mapa, por exemplo quando interagimos com o nosso sistema de navegação por satélite ou quando procuramos o melhor restaurante da região, estamos na realidade a usar a tecnologia baseada numa ideia simples de mais de um século: o SIG – Sistema de Informação Geográfica.


Um sistema SIG localiza no espaço, e portanto num mapa, objetos incluídos num banco de dados e agrupados de acordo com características similares, gerindo-os como camadas de informações temáticas (layer) georreferenciadas. Trata-se de sistemas informáticos / geográficos concebidos especialmente para:

  • gestão e ordenamento do território, planeamento urbano, cadastro e gestão de infraestruturas;
  • estudo da transformação do território ao longo do tempo;
  • realização de planos de proteção civil;
  • realização de cartografias temáticas: hidrográficas, sísmicas, meteorológicas, trânsito, etc.;
  • estatística, demografia;
  • estudo do património arqueológico-cultural / ambiental / construído;
  • estudo do comportamento da população via Informação Geográfica Voluntária;
  • aplicações móveis GPS; etc.

Estes sistemas permitem, portanto, um planeamento preciso do território e das intervenções a serem realizadas no mesmo, de forma extremamente detalhada e complexa.

Com o uso massificado dos telemóveis, a utilização das tecnologias SIG na operação e planeamento dos sistemas tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante, quer como ferramenta para cadastro e apoio à decisão, quer como veículo de transmissão e divulgação de informação aos utilizadores e a todos os intervenientes em geral.

A aprovação da Diretiva Europeia INSPIRE veio antecipar um futuro problema ao definir um enquadramento comum único de regras precisas para a estruturação dos dados geográficos temáticos (34 Temas). A utilização dos SIG como ferramenta para gestão dos dados e informação geográfica é inquestionável, mas para que todos se entendam foram criadas normas e formatos normalizados e / ou interoperáveis no âmbito e enquadramento europeus.

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações